quarta-feira, 16 de julho de 2014



Consorcio tapajós discute  o PPA em Rurópolis.


         

Técnicos do consorcio tapajós estiveram em Rurópolis. para debater e colher informações precisas. Para o crescimento e fortalecimento do município de Rurópolis  E região. Os técnicos mostraram os temas a serem abordados e discutidos.

Preparar os municípios para receber a construção do maior complexo hidrelétrico do Brasil e aproveitar o grande investimento para promover o desenvolvimento socioeconômico regional integrado. Este é o principal objetivo de um consórcio intermunicipal criado no  Estado do Pará, pelos seis municípios localizados na área de influência do complexo de cinco hidrelétricas que será construído na bacia do Tapajós. O Consórcio Tapajós envolve os municípios de Rurópolis, Jacareacanga, Itaituba, Novo Progresso, Aveiro e Trairão e nasce com uma missão ousada: transformar a região num dos principais polos de desenvolvimento do País. Durante a palestra foram formados grupos com diversos tema para o município de Rurópolis.

Para  o prefeito de Rurópolis, Pablo Genuíno, a  construção das hidrelétricas no Rio Tapajós, vai  garantir   um grande  empreendimento que  também significar mais investimentos em saúde, educação, segurança pública, infraestrutura urbana e rural e nos potenciais econômicos regional, como a agricultura. Disse o prefeito Pablo.
a palestra foi administrada pelo técnicos Cássio e Pedro do consorcio tapajós

GRUPO 1: EIXO TEMÁTICO INFRA ESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO


PRINCIPAIS AÇÕES

Transporte Rural e Urbano:

1 - Estabelecer um Programa intermunicipal de construção, recuperação e manutenção de estradas e pontes de vicinais e ramais;


O Município de Rurópolis possui aproximadamente em sua área territorial aproximadamente cerca 1750 quilômetros catalogados de estradas vicinais e mais 430 de ramais não catalogados.
É necessário uma visita técnica e verificar a necessidade de cada uma e montar um plano de recuperação para realizar o trabalho.


* Implantar um Programa Intermunicipal de pavimentação de vias urbanas;

* Melhoria do acesso ás vias laterais das BR’S 163 e 230 com construção de passarelas e viadutos.

* Construir novos terminais rodoviários e revitalizar os já existentes;

* Constituir um sistema integrado (multimodal) de transportes;

* Concluir a Pavimentação das rodovias BR-163 e 230;

* Fortalecer a aviação regional (linhas comerciais);

* Construir novos aeroportos, concluir e modernizar os já existentes;

* Construir e estruturar terminais hidroviários.

* Implantar um programa intermunicipal de apoio ao transporte da produção agrícola

* Construção de planos de mobilidade urbana para as sedes dos municípios

   
2 - Elaboração do plano Urbanístico e sua implementação.



Energia:

* Acelerar o processo de universalização do acesso à energia elétrica, especialmente entre comunidades rurais e indígenas (Programa Luz para Todos);

  1 - Melhorar a estabilidade e qualidade na transmissão de energia elétrica para a região (Tramoeste).

* Garantir fornecimento de energia através do “linhão” a todas as sedes de municípios;

* Garantir fornecimento de energia para comunidades isoladas rurais e indígenas

  2 - Expansão das redes de iluminação Pública na sede, vilas e distritos.



Comunicação:

   1-Expandir a oferta de acesso e melhorar a qualidade do serviço de  telecomunicação (Telefone, Televisão e Rádios e Internet) na zona urbana e buscar soluções alternativas para a área rural e indígena.

 2-Expandir a rede de fibra ótica para as sedes de municípios (acesso a internet). Implantar e revitalizar minicentrais de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, agropecuários,  florestais e feiras livres.

Armazenamento e Abastecimento:

* Planejar a implantação de unidades de armazenamento na zona rural;

   1 - Estimular maior produtividade de áreas já desmatadas e a recuperação de áreas degradadas, por meio de incentivos à agricultura familiar, manejo de pastagens, sistemas agroflorestais e outras praticas sustentáveis. Facilitação de acesso a crédito junto as instituições financeiras.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!