quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeito é afastado do cargo no município de Soure, no Pará


O prefeito João Luiz Melo (PT), do município de Soure, no nordeste do Pará, foi afastado do cargo por 90 dias em uma sessão especial realizada na noite desta terça-feira (10) pela Câmara de Vereadores da cidade. Manifestantes pedem a saída do prefeito desde a última sexta-feira (6), em protesto por mais investimentos na saúde pública do município.
De acordo com o presidente da câmara, o vereador Ademar Macedo, a vice prefeita de Soure e a mesa diretora da câmara se recusaram a assumir a prefeitura, como previsto no acordo firmado com os manifestantes. "A vice prefeita encaminhou à mesa diretora da câmara um documento informando que ela não assume o município durante o período de afastamento do prefeito, e ninguém da mesa diretora vai assumir, por uma questão de compromisso firmado com o grupo que liderava as reivindicações", disse o vereador.
Macedo disse ainda que o processo de cassação do prefeito deve ser concluído durante o período de afastamento. "Dos nove vereadores do município, sete votaram pelo afastamento do prefeito, um vereador se absteve e apenas um votou contra. A câmara agora inicia o processo de cassação", relata o presidente da câmara. "Pela manhã (desta quarta, 11) o caso vai ser encaminhado ao Poder Judiciário para que sejam tomadas as devidas providências. Ou o Juiz da comarca local assume (a prefeitura) ou solicita ao Governo do Estado que seja feita uma intervenção durante o período de 90 dias", concluiu;
De acordo com informações da Polícia Militar, servidores de saúde lideraram um protesto em Soure cobrando melhorias salariais e avanços na infraestrutura da cidade. Manifestantes tentaram invadir a casa do prefeito, que deixou a cidade e está em Belém. João Luiz relatou que sua casa foi apedrejada. "Começou um clima de terror, um quebra-quebra na minha casa, na dos vereadores, no patrimônio de secretários, então existe uma instabilidade muito grande no município de Soure. As pessoas estão com medo, inclusive, eu estou com medo", revela Melo. As polícias Civil e Militar do Pará enviaram reforço para o contingente do município no último sábado (7).