quarta-feira, 18 de junho de 2014

Emater inaugura nova unidade agroecológica em Bragança



Técnicos, agricultores e autoridades estiveram presentes,  reinauguração das dependências da Unidade Didático-Agroecológica de Bragança, no nordeste do Pará. O espaço de 100 hectares, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), é um centro difusor de tecnologias e referência em produção agroecológica e capacitação técnica e de agricultores familiares.
A unidade foi totalmente revitalizada e ampliada. Antigos alojamentos de madeira deram espaço a construções em alvenaria. Também foram construídos novos espaços, como lavabos e sala de apoio à imprensa, e o auditório foi revitalizado. Todas as dependências da unidade foram climatizadas e contam com pontos de internet. Para melhorar o desenvolvimento do trabalho, um novo trator modelo 4x4 foi adquirido, acompanhando uma plantadeira de grãos.
Durante o ato também foram apresentadas as dependências do laboratório de solos, espaço que homenageia o engenheiro agrônomo Celso Gibson e é o primeiro do Pará. O laboratório tem capacidade para analisar três mil amostras por ano. Para conseguir fazer análises que indicam o solo adequado para cada tipo de cultura, ou identificar as necessidades dos solos de suas propriedades, os agricultores precisavam encaminhar as amostras para outros Estados do país.
“O laboratório abre a possibilidade de melhorar nossa produção e até de introduzir culturas novas como a batata inglesa, tudo com melhor qualidade”, disse o presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras da Rodovia Montenegro, Samuel Lima. O laboratório foi totalmente estruturado e recebeu equipamentos que obedecem a padrões de laboratórios de referência em diversas regiões do Brasil. "Estamos em processo de regularização do laboratório, aguardando apenas a liberação das licenças, uma delas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)”, complementou a presidente da Emater, Cleide Amorim.

Durante a inauguração também foram entregues quatro toneladas de sementes de feijão BR3 tracuateua, que vão beneficiarão agricultores familiares de diversos municípios do Pará, desde o oeste até o sul do Estado. A Emater é o único órgão do Pará que produz a semente do feijão – conhecido também como caupi –, certificado pelo Ministério da Agricultura




Fonte emater Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!